Lutamos pela actualização do Subsídio de Penosidade, Insalubridade e Risco, um direito dos trabalhadores.
Dias 5 a 7 de Abril, vamos fazer GREVE!
Não desistimos, não desarmamos! Lutamos até ao fim!
|
Desde 2003 que o Subsídio de Penosidade, Insalubridade e Risco não é actualizado!
Ao longo destes anos o STML tem reivindicado junto dos sucessivos executivos camarários a sua actualização contudo, quer o PSD-CDS de Santana Lopes, quer agora o PS de António Costa, têm ambos negado a justa solução para este processo alegando uma falsa, diga-se, ilegalidade do subsidio.
O subsídio de Penosidade, Insalubridade e Risco que os trabalhadores auferem tem por base uma decisão da Câmara Municipal de Lisboa de 1987 que contemplou não só a sua atribuição, mas também a sua actualização tendo como referencia os aumentos salariais anuais para a Função Pública, facto que ocorreu, efectivamente, até ao ano de 2002.
Em 2003, foi interrompida a sua actualização pelo executivo do Dr. Pedro Santana Lopes. Desde então, temos lutado incessantemente para que esta decisão seja invertida e os direitos dos trabalhadores, respeitados.
A luta pela actualização do Subsídio de Penosidade, Insalubridade e Risco tem já 8 anos!
Relembramos que o STML realizou no passado dia 24 de Fevereiro dois plenários gerais nos Paços do Concelho em torno desta matéria. Nesse mesmo dia efectuámos uma reunião com a Vereadora dos Recursos Humanos da CML. A intransigência demonstrada pela Vereadora dos Recursos Humanos em particular e pelos novos responsáveis da autarquia no geral, em relação às reivindicações de milhares de trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa, não nos deixam outra solução que o endurecimento da luta.
Neste sentido foi convocada uma greve de 2 (dois) dias com o objectivo de obrigar o actual executivo a cumprir com a obrigação da actualização do Subsídio de Penosidade, Insalubridade e Risco.
Após 8 anos de espera, é hora de dizer: BASTA!
O STML e os trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa que recebem este subsídio sabem muito bem que só pela luta é possível defender os nossos direitos.
Já nos furtam nos salários, espezinham os nossos direitos, prejudicam-nos com um sistema de avaliação injusto e arbitrário. Não nos humilham mais! A luta é séria, justa e inflexível, e o STML reafirma: a luta irá continuar!
Sempre em defesa dos salários, dos direitos e do posto de trabalho.
|