Mais de 300 mil trabalhadores manifestaram-se no dia 29 de Maio de 2010 |
Segunda, 31 Maio 2010 20:28 |
A contestação e a indignação de milhares de homens e mulheres caracterizou a jornada de luta nacional convocada pela CGTP-IN. A maior e mais participada manifestação dos úlltimos 25 anos foi um sinal inequivoco contra as políticas de direita do PS e do PSD.
Após a aprovação da Lei do Orçamento de Estado 2010, que preve o congelamento dos salários e o agravamento das condições de aposentação dos trabalhadores da Administração Pública. Após a apresentação do Programa de Estabilidade e Crescimento, um programa de retrocesso social e estagnação económica. Após a apresentação do pacote PS/PSD, que aumenta o IVA, o IRS, que penaliza os desempregados e todos aqueles que recebem algum tipo de prestação social e visa ainda, roubar a totalidade ou parte do 13º mês dos trabalhadores do estado, a resposta não podia ser outra que não aquela que se verificou no passado dia 29 de Maio. O PS e o PSD insistem em penalizar os trabalhadores, as populações e inclusive, hipotecar a soberania nacional em prol dos interesses de uma minoria, de um grupo de banqueiros e grandes gestores, representantes do grande capital nacional e estrangeiro. A crise de que tanto falam não é, ao contrário do que PS e PSD afirmam, suportada por todos e de maneira igual. Os lucros dos grandes bancos continuam intocáveis apesar de em 2010 terem atingido, até agora, os 5,5 milhões de euros/dia!!! A economia clandestina continua à margem e sem qualquer controlo por parte do Estado, apesar de em 2009 ter atingido os 35 mil milhões de euros, 25% do nosso PIB! Os paraísos fiscais continuam isentos de qualquer taxa ou imposto. Em 2008 transferiram-se 16 mil milhões de euros para os denominados offshores!! Em 2008 estavámos em crise profunda, afirmavam os nossos governantes!! A crise na altura (como hoje), já não era para todos, como facilmente constatamos por estes números!
Sempre com a desculpa da crise ou do défice, PS e PSD, empurram para os trabalhadores, para o povo português a factura dos seus erros, das suas más opções políticas. O caminho que nos resta é lutar! No dia 29 de Maio, criámos melhores condições para agora, aprofundar a luta em defesa dos nossos salários, dos nossos direitos, dos nossos postos de trabalho e, obrigarmos o PS (D) a arrepiar caminho e implementar uma politica que sirva realmente os interesses do País, dos Portugueses, dos trabalhadores, seja do sector público, seja do sector privado. Como não podia deixar de ser, os trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa marcaram igualmente forte presença na grandiosa manifestação nacional da CGTP-IN, no espaço do seu sindicato, o STML. Centenas de trabalhadores do município, de inúmeros serviços municipais, não recusaram a oportunidade de dizer NÃO àqueles que lhes querem roubar os salários, os direitos e querem impor maiores sacrificios. O STML, sempre com os trabalhadores do município, afirma:
A luta irá continuar, temos a certeza! Não temos dúvidas que seremos cada vez mais! Junta-te à luta do teu sindicato! Porque a luta também é tua!
|