STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2010 Bombeiros: Reunião com o Vereador
Bombeiros: Reunião com o Vereador Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 26 Maio 2010 11:17

O STML reuniu no dia 18 de Maio de 2010 com o Vereador Manuel Brito, responsável pelo pelouro da Protecção Civil e Bombeiros, contando com a presença do Director de Recursos Humanos Professor Rui Pereira e do Comando do RSB. Estiveram também presentes diversos chefes na qualidade de observadores.

Da agenda de trabalhos desta reunião resultaram compromissos para alguns problemas que nos afectam, concretamente:

 

Retroactivos de Descanso Compensatório

Finalmente, foi assumida pelo Sr. Vereador, com a concordância do STML, uma solução de pagamento aos bombeiros.

Os bombeiros irão receber os 11 meses de retroactivos (77 horas a 200%) faseadamente até ao fim do corrente ano, pagando mais 7 ou 14 horas todos os meses além das que já recebemos.



Pagamento de Feriados é uma Realidade

Como há muito anunciamos com orgulho, o STML conseguiu da CML o reconhecimento do direito do pagamento dos feriados.

Agora conseguiu-se o reconhecimento da C.M.L. do pagamento dos retroactivos referentes aos anos 2009 e 2010.

Todos juntos temos muita força, não permitas que nos dividam

 

 

Tolerâncias de Ponto

Há muito que solicitávamos a aplicação das tolerâncias de ponto, de forma clara e uniforme em todas as Companhias, clarificação que não temos conseguido do Comando por razões pouco claras.

O Vereador estabeleceu a aplicação da acumulação de horas de trabalho efectuadas em dia de tolerância de ponto, dando instruções ao Comandante para clarificar com publicação em ordem de serviço. Assim, sempre que acumularmos doze horas de serviço em dia de tolerância teremos direito ao gozo de um dia de folga extra.



Pagamento de Ajudas de Custos

O STML exigiu, em ofício enviado a 10 de Maio, ao Sr. Vereador o pagamento de ajudas de custo aos elementos que participaram na formatura de 8 de Maio em Leiria.

O Sr. Vereador assumiu o pagamento. Esperamos que esta venha a ser a prática corrente para situações semelhantes.

 

 

Pagamento do averbamento nas cartas para condução das viaturas prioritárias

Referente ao pagamento do averbamento na carta de condução de veículos prioritários aos profissionais do RSB, foi assumido pela autarquia o pagamento, tendo sido indicado ao Comandante a responsabilidade de informar os profissionais do modo de pagamento para estes procederem em conformidade.

Esperamos urgência da actuação. Recordamos que qualquer profissional encontrado em incumprimento, fica sujeito a coima e registo na carta, estendendo-se essa obrigatoriedade para a utilização viaturas ligeiras, como é o caso dos Chefes Principais e Comandantes de Companhia e outros elementos que estejam a utilizar a viatura do RSB para o socorro ou para uso particular, como exemplo, o transporte de casa para os quartéis e regresso, ou outras deslocações.

 

 

Marcação de eleições para a gerência de refeitórios

Manifestamos a nossa estranheza pelo facto de ainda não terem sido marcadas as eleições para gerência dos refeitórios. O Comando informou ter concluído uma proposta para novo regulamento de gestão das comissões, que vai ser entregue ao STML para análise. Logo que esteja em nosso poder vamos ouvir os bombeiros de forma a transmitir a concordância ou apresentar rectificações às lacunas identificadas de forma em que no mais curto espaço de tempo se marquem as eleições.

 

 

Foram abordadas questões que ficaram para reflexão:

Defendemos um novo protocolo para o Aeroporto de Lisboa que acautele os interesses das partes, mas essencialmente dos Bombeiros Sapadores que ali prestam serviço.

A clarificação da questão do quarto de bilhete na CP, exigindo a sua reposição. Os Recursos Humanos ficaram de analisar a situação e dar uma resposta;

Alertamos para o facto de mais uma vez as comemorações do Dia da Unidade não se realizarem no dia 19 de Maio. Não compreendemos que os festejos sejam de forma a castigar os próprios bombeiros com formaturas, visto não o fazermos com prazer.

Será que não há outros meios de festejar, conseguindo facilmente a adesão de todos os bombeiros?

Defendemos para o futuro um dia de unidade dos bombeiros para os bombeiros, sem sacrificar as pessoas que deveriam estar em festa!