Visita ao Palácio de São Bento, sede da Assembleia da República |
Terça, 04 Novembro 2014 16:24 |
No passado dia 22, 14 elementos da Comissão de Reformados do STML foram recebidos no átrio da Assembleia da República e encaminhados para onde outrora funcionou o refeitório do Mosteiro de S. Bento da Saúde. A sala mantém ainda grande parte do seu revestimento de azulejos, do sec XVIII, que retratam a vida de S.Bento. Aí assistimos à projecção de um documentário de apoio ao que nos foi sendo transmitido por Fernando Rocha, o funcionário que nos guiou durante cerca de 1:30m.
O palácio, cuja construção demorou 17 anos, albergou os monges beneditinos mais de 2 séculos, até à extinção das ordens religiosas em 1834, data a partir da qual passou a Palácio das Cortes.
Percorremos a Escadaria Nobre com 2 belíssimos trípticos e um surpreendente candeeiro com 16 braços, 144 lâmpadas e 1191kg; o Salão Nobre, cuja decoração é dedicada aos descobrimentos; os Passos Perdidos, de tecto em abóbada com claraboia e pinturas alegóricas e grandes painéis de Columbano Bordalo Pinheiro retratando destacados estadistas; as magníficas Sala das Sessões e Sala do Senado; o claustro e o jardim das traseiras que tem acesso à residência oficial do 1º Ministro. Vimos ainda a exposição “Portugal e a Grande Guerra” e, à saída, foi-nos oferecido o livro O Parlamento.
Ver a galeria de fotos aqui!
|