Visita guiada à exposição Vidas Ciganas |
Quarta, 23 Outubro 2013 14:11 |
Está marcada para a próxima 4ª feira, 30, pelas 14h30m uma visita guiada à exposição VIDAS CIGANAS – Lungo Drom, patente no Pavilhão Preto do Museu da Cidade no Campo Grande, 265.
Esta exposição começou em Espanha promovida pelo Instituto de Cultura Gitana e o apoio da Acción Cultural Española, alargando-se posteriormente ao contexto europeu, enriquecendo-o com perspetivas das comunidades ciganas da Áustria, Hungria e Portugal. Os ciganos vieram para a Península Ibérica na segunda metade do século XV e uma das primeiras referências à sua presença no território que é hoje a Europa encontra-se num texto hagiográfico de 1068, redigido num mosteiro do Monte Athos, segundo se lê na “História do Povo Cigano”, de Angus Fraser (Ed. Teorema). Aí se dava conta da presença em Constantinopla (a actual Istambul) de “atsinganoi”, gente que gozava da reputação de grandes amestradores de ursos e adivinhos.
Entre objectos musicais, vestidos e uns sapatos de flamenco usados por La Chunga (Micaela Flores Amaya), a dançarina de flamenco que conviveu com Picasso e Dali, mostra também alguns registos fotográficos portugueses de Eduardo Gageiro nos anos 80 e mais recentes, de Miguel Ribeiro Fernandes.
|