Actividade Sócio-cultural da Comissão de Reformados do STML |
Quarta, 10 Julho 2013 10:51 |
Visita à Cinemateca 25 Junho 2013
Na visita à Cinemateca/Núcleo dp Palácio Foz, Reformados do STML em 25 de Junho, promovida pela Comissão de estiveram presentes 10 aposentadose 2 acompanhantes.
Na sala que foi outrora a capela privativa do palácio, comecámos por ouvir a história do antigo Palácio de Castelo Melhor construído no séc. XIX, posteriormente rebatizado Palácio Foz.
Entre as diversas utilizações deste palácio, destacam-se o “Salão Central”, inaugurado em 1908, considerado à época a sala de cinema mais luxuosa de Lisboa. No tempo do chamado Estado Novo, ali foi instalado o famigerado SNI (Secretariado Nacional de Informação) que integrava o serviço de censura do regime fascista, extinto com o 25 de Abril. De 1958 até 1980, ali esteve instalada a Cinemateca, data em que foi transferida para as actuais instalações, na Rua Barata Salgueiro. Após essa data, passou a funcionar como Cinemateca Júnior.
Em seguida, visitámos a “Exposição permanente de pré-cinema” onde nos foi proporcionada uma viagem pela história dos primórdios do cinema, desde a Lanterna Mágica ao Cinematógrafo dos irmãos Lumière. Foi-nos explicado o funcionamento de interessantíssimos equipamentos e técnicas utilizados para manipulação de imagens fixas, ampliando a sua dimensão e criando a ilusão de movimento, tais como a lanterna mágica, o praxinoscópio, a caixa chamada Mundo Novo, o zootrópio, o fenaquistiscópio, o taumatrópio, o hinetoscópio, o teatro de sombras.
E os visitantes tiveram também oportunidade de experimentar os diversos “aparelhos mágicos”.
Caixa Novo Mundo Hinetoscópio
|